Alda Tomás

Alda Tomás

Produtos

A Designer Alda Tomás nasceu a 13 de Maio de 1970.

Alda Tomás fez o Curso de Imagem e Comunicação Áudio Visual na escola secundária António Arroio. Licenciou-se em Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e paralelamente frequentou o curso de piano do Conservatório Nacional de Lisboa.
Posteriormente, fez os cursos de Inserção de Jovens Designers na Indústria da Cristalaria e o de Conjugação de Materiais no Design da Fileira Mesa, ambos promovidos pela AIC e com a Coordenação do CPD. Fez também as formações de Iniciação à Conformação à Roda de Oleiro, Vidrados e Efeitos Especiais, Porcelana – Formas e Técnicas para uma Cerâmica Conceptual, no Cencal e a de Escultura em Pasta de Vidro, na Crisform.
Começou por trabalhar com o vidro, na MGlass e na Jasmim, mas a porcelana tornou-se o seu material de eleição. Actualmente, trabalha sobretudo para esta indústria, integrada no gabinete de design da SPAL. Simultaneamente tem concebido projectos de design de Interiores para esta empresa, sendo de sua autoria, desde 2004, grande parte dos seus stands, espaços de exposição e lojas.

Na exposição 1990/2004 - Arquitectura e Design de Portugal, foi uma das designers convidadas para representar Portugal na Triennalle de Milão. Esta mesma exposição também esteve presente na estação do Rossio, no âmbito da Experimenta Design 2005.
Foi escolhida para ser um dos júris portugueses no Concurso do copo Bombay Saphire 2008.

A quatro anos consecutivos que tem sido uma das designers escolhidas para participar na colecção Remade in Portugal, sendo uma das artistas mais vezes convidadas a participar nesta iniciativa.
Na visita dos reis da Suécia a Portugal, a taça Restart, um dos seus trabalhos de eco design, foi seleccionada para ser uma das ofertas do estado português. Esta mesma peça também foi escolhida, na Expo Saragoça 2009, para ser dada como oferta pelos representantes do governo português aos representantes do governo espanhol, no dia de Portugal.
Em 2009 recebeu uma Menção Especial do Júri, no Concurso Nacional de Design, Prémio Sena da Silva, pelo seu Percurso na SPAL.
Na Expo Shangai 2010, as suas peças de eco design, estiveram expostas no Pavilhão de Portugal, sob o tema Design Para um Mundo Melhor. Estas mesmas peças estiveram também presentes no Palácio Quintela, na exposição Revolution 99-09, organizada pela Experimenta Design.
Os troféus de Finalista e de Vencedor das 7 Maravilhas Naturais de Portugal foram de sua autoria. Também desenvolveu, na edição anterior, a peça que serviu para o troféu de vencedor das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
As suas peças encontram-se à venda em prestigiados pontos de venda da Europa, EUA e Japão.