Jorge Moita

Jorge Moita

Empresas

Produtos

Nasceu em Elvas, Alentejo. a 18 de Maio de 1976. Trabalha desde 1998 em diversos projectos de comunicação, nas áreas do Design e da Moda.

Foi colunista do Correio da Manhã, da Máxima, da Lab Magazine (londres) e da Colours Magazine (Itália). Em projectos de pesquisa e desenvolvimento, participou em 2001 no Curso de Verão "Portfolio Sketchbook" no Central Saint Martins College of Art & Design, em Londres, coordenado por Trevor Flyinn e, em 2004, participou no workshop "Thinking Things", coordenado por Gala Fernandez e organizado pelo Vitra Design Museum e pelo Centro Georges Pompidou, Boiscuchet.

Iniciou o MA do Royal College of Art, em Setembro de 2006,e por convite prepara actualmente o seu Mphil . Em 2007 foi convidado pela mesma instituição para proferir uma série de conferências para a Product Design Platform. Colaborou com a Designer Lidija Kolovrat, em Lisboa.

É co-fundador e director criativo do Laboratório de Design de Moda Krv Kurva Design - Design For Unexpected Dressing.

Foi-lhe outorgada a Medalha de Ouro do Prémio Infante D. Henrique - The Duke of Edinburg pela actividade desenvolvida desde 1998. Juntamente com Daniela Pais, foi distinguido com o Prémio Nacional de Design Sena da Silva 2002, na categoria de Design de Produto, outorgado pelo Centro Português de Design. Também com Daniela Pais foi distinguido com o Young Creators for Europe Award, na categoria de Design de Produto, pelo projecto da La.ga desenvolvido no âmbito do Laboratório de Design de Moda Krv Kurva Design.
Em 2003 foi Seleccionado para o Prémio Jida-Dyson, no Japão. E Braun Prize, Alemanha.

Representou Portugal na Bienal para Jovens Criadores da Europa e Mediterrâneo, na Grécia, na área de Design de Produto.
Entre 2003 e 2004 foi convidado para integrar o Grupo de Trabalho da Fábrica (Centro de Comunicação e Pesquisa, do Grupo Benetton), em Treviso, Itália. Trabalhou como designer no Departamento 3D e desenvolveu projectos para a Benetton, Sisley, Nórdica, PlayLive, COLORS e Electra, entre outros. Foi Coordenador do Projecto Fabrica Features. Em 2004 foi Adido Cultural da Fabrica Features em Lisboa e em Bolonha.

Foi Director Criativo do "Studio 09º 08` 36``W, 38º 42` 34``N". Fez a Direcção Artística do projecto e exposição da colecção To Love Is Not An Option, da Krv Kurva Design, em Atenas, Londres e Hong Kong.

Foi convidado para participar no Workshop 25cl, coordenado pela Mglass.

Em Setembro de 2005 foi convidado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros para estar presente na World Expo Aichi, em Nagoya, no Japão. No mesmo mês apresentou a sua criação Ga.lo, no âmbito da Experimenta Design em Lisboa. Também em Setembro desenhou as peças de imprensa e VIP para a Premiere Class e Who's Next, em paris, tendo também apresentado a Krv Kurva Design. Voltou a ser convidado no ano seguinte por duas vezes para o mesmo evento. Em Janeiro de 2006 desenvolveu uma peça exclusiva para a Conferência Mundial da Ogylvy, que teve lugar em Barcelona. Em Março de 2006 desenhou a edição "La Dentelle" exclusiva para o Dia Internacional da Mulher para a Câmara Municipal de Puteaux, La Defence, Paris. Em Abril de 2006 apresentou em Milão, no Salone del Mobile, o projecto que desenvolveu no Estabelecimento Prisional de Tires, com a La.Ga Orbit da autoria de Joana Vasconcelos, tendo sido convidado para estar presente na Mostra Pitti Living, convidado pela curadora Cristina Morozzi. Em Maio de 2006 representou Portugal com a colecção de roupa Tears in Rain, em Viena, no âmbito do EU Young Fashion Summit, sob o Alto Patrocínio da Presidência Austríaca da União Europeia. Em Junho de 2006 foi Professor Convidado dos European Design Labs em Madrid, na cadeira de Mestrado de Design de Produto. Em Julho de 2006 foi convidado da Selectiva Moda, ICEP, para apresentar a Krv Kurva Design na Bread&Butter de Barcelona. Convidado da Swarovsky, no âmbito do Projecto Crystal Energy, tendo concebido a La.Ga Play Crystal que também foi apresentada neste evento. Em Outubro de 2006 foi convidado para apresentar a Krv Kurva Design e o projecto To Love Is Not An Option no âmbito da Design Connection, em Buenos Aires. Em Novembro de 2006 apresentou o projecto KrvKurva Crystalized com a Swarovski, na Roppongi Hills Arena de Tóquio. No mesmo mês apresentou na Greenwich Village Gallery, em Londres, patrocinado pelo ICEP e pelo Selfridfges, o projecto Krv Kurva Design no âmbito da colaboração com Sarah Parris e o Peter Saville Studio. Esteve também presente na Thorsten Van Elten Gallery, em Londres, com a peça Ga.Lo, patrocinado pelo ICEP Design +.


Em Janeiro de 2007 apresentou a Colecção E35 com a American Apparel, e a Immunity Collection preparada com Rowan Mersh. No mês seguinte apresentou duas peças em colaboração com o ilustradores Peter Jeroense e Yke Schotten no âmbito da Dutch Fantasy, para o Prêt à Porter, Paris e ainda desenhou uma edição exclusiva e limitada para convidados da Moooi e do Selfridges, com Marcel Wanders. Participou no Super Studio Pìu Milan, do Salone del Mobile em Abril de 2007 com o projecto Evidence Fabric Project da DAMn Magazine. Em Outubro de 2007 foi Coordenador dos Mestrados do European Fashion Labs em Madrid, na área de Design de Produto e foi Professor Convidado do Mestrado de Comunicação de Moda e Mercados de Moda da mesma instituição.
Projectos Paralelos 2006-2007
Gary Basement Series, Joana Vasconcelos, Burlington Club, Londres, Casa Collection para a marca LanificioLeo, Itália.

Entre os seus clientes contam-se, a Fundación La Caixa, Selfridges Greenwhich Village, Making Things, Issey Miyake, Heaten Shibuya (Tóquio), Centro Georges Pompidou, Muse de Arte Iberico-Americano, Moooi, Pret-à-Porter Paris, Mihara Yasuhiro, Centro Cultural de Belém, ICEP, Fundação de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Português de Design, Premiere Class, Who´s Next, Federation Française du Prêt-a-Porter, MoMA, etc.

Presentemente encontra-se a desenvolver projectos diversos para a Presidência da República Portuguesa e para o MoMA em Nova York. Expo shangai Pavilhão de Portugal 2010.
O seu trabalho tem sido divulgado, entre muitas outras, nas seguintes publicações: 34, IDN, Shift, Máxima, MID, NEO2, B-Guided, Número, Best of, CORE77, LAB Magazine, Sleazenation, Marie Claire Italy, Eye Magazine, Elle Portugal, Elle Greece, Time Out Greece, Expresso, El Mundo, El Pays, Zero Decora, Público, Pop Up, Milk Magazine, T Magazine, Le Figaro, Cosmopolitan Portugal, Design Report, Cream Magazine, Dolce Vita, DAMn Magazine.