Gabriela Gomes

Gabriela Gomes

Empresas

Produtos

 Gabriela Gomes (n. 1968) licenciou-se em Artes Plásticas-Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1992. Concluiu Pós-Graduação em Design Industrial, pela Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos e o curso “A Figura do Monumento” pelo Convento da Serra da Arrábida em 1993. De 1992 a 2000 participou em vários worshops, nomeadamente “Ritmo e cor - o corpo na arte” em Montpelier 1995 e Workshop “Performance e Novas Tecnologias ”orientado por Sarah Rubidge e John-Marc Gowans no Porto em 2000. Desenvolveu a concepção cénica e figurinos para peça “...asmas” da 6ª Mostra de Dança Independente em 2000 e os figurinos para peça “As visitas” do Teatro do Campo Alegre em 2003. Em 2005 é convidada a integrar o projecto de intercâmbio de arte contemporânea “linha imaginária” São Paulo, Brasil.
Entre 1990 e 2006 desenvolveu trabalho nas artes plásticas e realizou várias exposições individuais e colectivas, participou em Bienais Internacionais, Feiras e Mostras de Arte Contemporânea em Portugal, França, Suiça, Brasil e Holanda.
Em 2006 cria o projecto ByGG, um projecto pessoal de design de produto, publicado em vários sites de design internacionais e com o qual recebe apoio do Prémio Nacional das Industrias Criativas em 2009 e é convidada a integrar a INSERRALVES.
Em 2010 é seleccionada no ambito do “Destination Portugal” para lojas MoMA de Nova Iorque e de Tokyo e para os “Talents” da feira internacional Tendence Messe Frankfurt -Alemanha.
Foi convidada para o “Talents on Tour” pela Messe Frankfurt e Zeughausmesse Berlin que decorreu em Abril de 2011 em Berlim e participou na exposição PIN ANONIMUM, no âmbito da Experimenta Design 2011, Lisboa.
Em 2012 (de Junho a Outubro) apresentação pública da obra “Shelter ByGG” – Escultura Habitável, no ambito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, em Guimarães e é convidada pela “Portugal Lovers” para evento “Projecto casa” na Exponor, Porto.
Em 2013 (Janeiro e Fevereiro) expõe a peça “Shelter ByGG” – Escultura Habitável no Parque da Devesa em V.N. Famalicão e de Junho a Outubro no Parque de Escultura Contemporanea de Almourol em V.N.Barquinha. Participou em Março no painel “a arvore” nas Comemorações dos 50 Anos da Cooperativa Árvore no Porto.