José Manuel Carvalho Araújo

José Manuel Carvalho Araújo

Produtos

O arquitecto José Manuel Castro Carvalho Araújo nasce em Braga em 1961.

Conclui o curso de arquitectura em 90, e durante a Orgatec, em Colónia, mostra o sistema de mobiliário de escritório Arpa desenhado para a Carvalho Araújo.

Assume nesse ano a direcção do Centro de Estudos Carvalho Araújo, onde testa um modo diferente de encarar as questões do desenho criativo.

Monta o seu próprio gabinete, a J.M. Carvalho Araújo Arquitectura e Design Lda. em 1996. O desenho de arquitectura ou de equipamento é tratado com o mesmo cuidado, assinalando e sentindo sempre a questão da diferença de escala.

Prémios e reconhecimentos:

Prémio do Centro Português de Design para a Arpa em 91. 
É nesse ano seleccionado para a exposição Manufacturas Creation Portugaise Contemporaine, no âmbito da Europália, em Bruxelas. 
Nomeado em 92 para o European Community Desig Prize. 
Seleccionado pela Secretária de Estado da Cultura para participar na Finisterra _Mês da Cultura Portuguesa no Círculo de Belas Artes de Madrid, e convidado para o Designers Weekend em Roterdão/Amesterdão, obtém em 93 o prémio Immagine pelo melhor stand, para a Carvalho Araújo na Eimu 93 em Milão.
Em 94 o CPD distingue a sua empresa e é seleccionado para o Fórum Design Qualidade 94, promovido pela AIP e pelo CPD, estando ainda presente no Fórum Diseño Europa na Cidade do México. 
Em 97 realiza uma exposição individual Móveis em Cena, no Teatro Nacional de S. João, Porto, e é seleccionado para a exposição Primavera del Disseny, em Barcelona. 
Finalista do concurso Secil 03, faz mais uma exposição individual, durante o Designers Weekend em Bruxelas. 
Em 05 obtém em Frankfurt o prémio Design Plus 2005 Inovação e em Chicago o Good Design 2005 com a WCA_ Indusa.