José Carlos Nunes de Oliveira

José Carlos Nunes de Oliveira

Empresas

Produtos

 Nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1973, vive e trabalha entre o Porto e Trofa.
Em 1991, completou o ensino Secundário na Escola Tomas Pelayo em Santo Tirso, no percurso fez um estágio com o cartoonista Onofre Varela.
Em 1997, durante o curso de Arquitetura, fundou com os pais o projecto B.Loft – uma loja de design de interior e mobiliário de autor - a atividade continua paralela.
Em 1998, concluiu o curso de Arquitetura na Escola Superior de Arquitetura do Porto, tendo escolhido para orientador o Arq. Nuno Mateus, ARX Portugal em Lisboa, com quem participou no Concurso para a Zona Desportiva da Trofa, ao mesmo tempo que iniciava o seu próprio gabinete com o Arq. Paulo Costa.
Durante o curso frequentou inúmeras conferências, workshops, congressos e exposições de arquitetura.
Em 96, integra a exposição do World Architecture Congress UIA Barcelona 96 com uma proposta colectiva no concurso de estudantes para Barcelona.
Entre 1999 e 2000 colabora com Teixeira de Sousa Arquitectos Associados Lda.
Em 2000 inicia o curso de doutoramento em “Problemas de la arquuitectura y ciudad moderna: teoria, historia e proyectos” na Universidad de Valladolid, Espanha.
Em 2001 obtém o grau de investigador e inicia a tese de doutoramento com o Arq. Dario Alvarez Alvarez.
Em 2000 integra o atelier do Arq. Álvaro Siza Vieira tendo participado desde então nos projectos de recuperação da Fonte do Cativo (Porto), da Renovação da Praça da Liberdade (Porto), da Avenida da Ponte e Museu da Cidade (porto), da Vila Colonnese (Vicenza, Itália), do Grande Hotel de Vila Do Conde Hotel, da Fundação Nadir Afonso, do Quartel de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, do Hotel Palace Vidago, do Clubhouse, da Manutenção e da Academia de Golfe, das casas do Bom Sucesso em Óbidos.
Entre 2011 e 2013 participa enquanto colaborador do Arq. Álvaro Siza nos projectos do Museu Abade Pedrosa e no Pavilhão Estratégia Urbana com o Arq. Souto de Moura.
Between 2004-2010 he was invited to participate and curate exhibitions of architecture. Was a visiting professor and lecturer at workshops in Portugal, Spain and France to present their work. Their projects are regularly published in international journals of architecture. Often participates in further discussion and promotion of urbanism, architecture and design.
At his studio, NOARQ, develops architectural and interior design projects as well as furniture design, with projects in Cabo Verde, Lisbon, Albufeira, Porto, Valongo, Maia, Matosinhos, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Trofa and Santo Tirso.